class="post-template-default single single-post postid-261 single-format-standard has-sticky-header">

Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Vendendo Seguros com WhatsApp – Guia Rápido

Se você não está usando o WhatsApp para vender seguros, está deixando dinheiro na mesa. Mas o mesmo vale se você o usa da forma errada.


 

O WhatsApp é sim uma ferramenta profissional poderosa, inclusive para se fechar novos negócios. A esta altura do campeonato acho que você já deve estar convencido disto. Vamos nos concentrar aqui em sugestões do que fazer e o que não fazer para tirar o máximo proveito do aplicativo em termos profissionais. Sem mais delongas, vamos às nossas dicas:

 

O WhatsApp é ótimo para trocar informações, mas péssimo para criar conexões

Se você for tirar um único aprendizado deste post, que seja este: o WhatsApp é péssimo para criar conexões de verdade! Se você recebeu um novo lead ou indicação de cliente, use sempre o telefone para o primeiro contato! Uma das suas primeiras missões quando está trabalhando um novo lead é deixá-lo tranquilo e seguro de que pode fazer negócio com você, que você é confiável, que se preocupa com ele. Você consegue fazer isto com uma ligação de voz, mas muito dificilmente conseguirá fazer através de troca de mensagens pelo aplicativo. Sempre faça seu primeiro contato com uma nova indicação de cliente através do telefone, para criar uma conexão mais forte. Deixe seu lead ouvir sua voz. Nunca utilize o WhatsApp para isso.

 

Use o WhatsApp como ferramenta auxiliar para garantir o primeiro contato por voz

Se você está com dificuldades para conseguir o primeiro contato por voz com seu prospect, o WhatsApp pode sim ajudar. Mas o utilize para marcar esta primeira conversa, não para substituí-la. Uma mensagem como “Boa tarde Bruno. É o Marcelo, da Corretora ML. Te liguei para falar da cotação do seguro do seu Uno, mas não consegui contato. Qual o melhor horário para te retornar? Abraço”, já resolve. Reforçando, o WhatsApp aqui não é um substituto para a primeira conversa por voz, mas, simplesmente uma ferramenta para agenda-la.

 

Criada a conexão com seu lead, use o WhatsApp para trocar informações

Conseguiu um primeiro contato por voz com seu lead, se apresentando e entendendo suas necessidades? Ótimo! Agora é a hora de trocar informações para que você consiga fazer uma cotação. Aí o aplicativo brilha. Com ele você não precisa ficar interrompendo a rotina de seu lead toda hora. Mande uma mensagem pedindo as informações que necessita e deixe ele responder quando puder. Utilize os recursos multimídia do app para facilitar a vida do seu prospect. Por exemplo, ao invés de pedir para ele digitar o código Renavam, correndo o risco de errar, simplesmente peça para que ele envie uma cópia do documento do carro. Deixe que ele te mande mensagens de áudio. E tenha ainda toda esta troca de informação registrada.

 

Não incomode seu prospect com algo que ele já respondeu

Se seu lead te passou algum dado que você perdeu, você não precisa incomodá-lo. Se você fez a troca de informações pelo app, basta olhar o seu histórico da conversa e lá estará a informação. Mais segurança na troca de informações e menos incômodo para o seu prospect.

 

Combine follow-ups entre suas trocas por WhatsApp

Um pequeno detalhe que pode fazer toda diferença. Sempre é mais fácil para seus prospects falarem “Não” através do app, do que em uma conversa de voz. Ou simplesmente parar de responder suas mensagens. A melhor maneira de minimizar este problema é sempre marcar um follow-up antes de passar para para o WhatsApp. Por exemplo, ao encerrar o primeiro contato por voz já deixe um dia/hora combinado para um retorno. Você pode usar algo do tipo “Vou precisar pegar alguns dados seus para fazer a cotação. Acho que será mais fácil trocarmos estas informações pelo WhatsApp. Mas de qualquer jeito depois de amanhã te dou uma ligada às 14h para te atualizar sobre tudo”. Assim você garante uma próxima conversa com voz, minimizando a chance do lead te abandonar no meio da negociação.

 

Mande cotações por WhatsApp (ou por e-mail), mas sempre ligue antes

Como uma cotação é um documento, é natural e positivo que você a envie pelo app. Mas antes de enviar, dê uma ligada para seu lead para falar que está enviando as cotações, para explicar em resumo a diferença entre elas e para marcar um follow-up. Algo do tipo “Oi Bruno. Tudo bem? Estou te ligando para avisar que estou te enviando três cotações pelo WhatsApp. A principal diferença entre elas é que …. Na minha opinião a que mais se adequa ao seu caso é a … Te ligo amanhã no final da tarde para você ter tempo de olhar elas, e se tiver alguma dúvida é só avisar”.  Com isso você garante que suas cotações sejam realmente vistas, ajuda seu lead a entender e decidir entre elas e, principalmente, faz com que haja uma continuidade da conversa por voz. Lembre-se sempre, é sempre mais fácil para seus prospects dizerem “Não” pelo WhatsApp.

 

Tenha uma foto adequada no seu perfil do WhatsApp

Você tomando cerveja na praia pode ser uma ótima foto de perfil para seus amigos e família, porém, dificilmente vai te ajudar a fechar negócios. Tenha uma foto mais adequada, que passe mais credibilidade e profissionalismo. Se atente também à frase que está em seu status.

 

Estas dicas são uma compilação do que tem funcionado com nossos clientes no MercadoLead.com. Se você tem utilizado o WhatsApp como ferramenta e descobriu algo que vale a pena ser compartilhado, conte para a gente.
—————————————————-

Com este artigo, esperamos estar contribuindo para que você trabalhe melhor com leads e aumente suas vendas. Fique à vontade para deixar seus comentários ou entrar em contato conosco, caso tenha qualquer dúvida ou sugestão.

Comentários

3 Comentários

Robson Garcia

muito legal as dicas.

Vinicius

Muito bom o texto Marcelo, realmente se não se atentar aos detalhes perde o cliente com facilidade. Ótimas dicas.

Abraços.

Wagner

Excelente post, parabéns!


Deixar um comentário