class="post-template-default single single-post postid-365 single-format-standard has-sticky-header">

Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Porque utilizar o WhatsApp Business no ramo de Seguros?

No último dia 25, foi lançado no Brasil o WhatsApp Business, um aplicativo voltado para pequenas empresas, disponível gratuitamente em Android. Mas o que muda em relação ao WhatsApp “normal” para o corretor de seguros?  Nesse artigo, vamos pontuar as vantagens de se utilizar a versão “business” do aplicativo no seu dia a dia, para deixar o contato com seus clientes ainda mais fácil.

Separe seu número pessoal do profissional no mesmo aparelho

A maioria dos corretores que trabalha conosco utiliza o mesmo aparelho para assuntos profissionais e pessoais. Isso, até então, fazia com que os contatos e mensagens pessoais e profissionais se misturassem dentro do mesmo WhatsApp. Uma mensagem de um cliente pedindo uma cotação era “jogada para baixo” por uma mensagem do grupo da família.

Agora você pode instalar os dois aplicativos (WhatsApp e WhatsApp Business) em um mesmo aparelho de telefone e assim separar os assuntos profissionais e pessoais. Você ainda precisará de dois números de telefone, um para cada, mas na versão “business” esse número pode ser diferente do número do próprio aparelho e poderá ser inclusive um número fixo (você pode, por exemplo, utilizar o número fixo da sua corretora). Ficou muito mais fácil: agora você pode combinar o horário para buscar seu filho na escola por um aplicativo, e no outro, deixar marcada uma conversa de follow-up com o seu cliente. Tudo no mesmo aparelho. Ah, e pode continuar utilizando também o WhatsApp Web, que é a versão do aplicativo para o desktop!

E claro, poderá ter uma foto de perfil tomando cerveja na praia no WhatsApp “normal” e uma de camisa social com o logo da corretora no fundo com foto de perfil do WhatsApp Buinsess.

Deixe disponíveis seus horários de atendimento

Alguns corretores se incomodam em passar o WhatsApp para os clientes por medo de começarem a receber mensagens de trabalho a qualquer hora do dia, ou da madrugada. Esse problema está resolvido, pois você pode definir no seu perfil comercial do WhatsApp quais são os horários de atendimento da sua corretora, bem como definir uma mensagem automática para quando não estiver trabalhando. Isso é ótimo, pois o seu cliente saberá que você recebeu a mensagem mas que só responderá no horário comercial, ajustando assim suas expectativas.

Ganhe tempo configurando mensagens automáticas

As perguntas dos seus clientes muitas vezes se repetem. As informações que você pede para o seu cliente também se repetem. E estas situações fazem com que você tenha que digitar as mesmas coisas dezenas de vezes. Não mais! Agora você pode configurar mensagens rápidas que ficarão salvas para você possa enviar sempre que surgir a necessidade de enviar uma dessas mensagens frequentes. Você salva cada mensagem repetida em uma espécie de “atalho” e da próxima vez bastará digitar, por exemplo, “/info” que o WhatsApp Business substituirá pela mensagem original, que poderia ser algo como “Estou te passando a lista de informações e documentos que vamos precisar: …”. Bem mais simples, não?

 

Garanta o tratamento adequado por perfil de cliente separando-os por “tags”

Quanto mais sua carteira cresce, maior fica sua agenda. E ali se misturam clientes antigos, clientes para renovação, potenciais e ex-clientes. E você pode acabar se perdendo. No WhatsApp Business você consegue classificar seus clientes com “tags”, que são uma espécie de etiqueta. Assim, você separa seus clientes por categorias. Uma sugestão de classificação seria separar os seus contatos com essas “tags” que você mesmo pode personalizar. Assim, rapidamente você conseguirá acessar aqueles clientes que já são ativos e aqueles que ainda são potenciais clientes, (os leads que você acabou de adquirir no MercadoLead, por exemplo).

Concluindo

No Brasil, 80% das empresas já utilizam o WhatsApp para negócios. Já falamos sobre isso no artigo Vendendo Seguros com WhatsApp – Guia Rápido. Com o WhatsApp Business, você consegue se organizar melhor para entrar em contato com os seus clientes.

E você? Já vende seguros pelo WhatsApp?

Comentários

17 Comentários

mauro

No Whatsapp business um (a) cnpj/empresa pode ter mais um número em dois aparelhos distintos?
EX: Atendimento e Financeiro

Mirele Kollarz

Oi Mauro! Obrigada pelo seu comentário!
Não sei se entendi bem sua dúvida, mas o que acontece é que você pode ter dois números distintos em um mesmo aparelho se for utilizar um número para o WhatsApp Business, e outro número para o Whatsapp normal. Nenhum dos dois aplicativos permite utilizar dois números distintos dentro dele, apenas um. Nesse caso, se o seu interesse for utilizar um número para o Atendimento e outro para o Financeiro, você pode utilizar dois aparelhos diferentes! Respondi sua dúvida?

Heloisa Sarmento

Gostei muito de ter recedo o e-mail. Ótimo ver que podemos nos ajudar como classe e como profissionais. Com certeza quero fazer parte desse blog!

Mirele Kollarz

Bacana, Heloisa! Nós ficamos muito felizes que você gostou do post. Acompanhe nosso blog que sempre postamos notícias interessantes na área de vendas, seguros e negócios!

Camila

Olá. Gostaria de saber se podemos ter o whatsapp business em dois aparelhos. No caso o número, fixo, será o mesmo nos dois aparelhos. Tem como?

Mirele Kollarz

Oi Camila!
Obrigada pelo seu comentário!
Infelizmente não, Camila. Nesse caso, é como se fosse o aplicativo do WhatsApp normal: ele não permite que você tenha o cadastro de um mesmo número de celular em aparelhos diferentes!

Sérgio

Posso usar o mesmo número de telefone em 4 celulares ?

Mirele Kollarz

Oi Sérgio!
Obrigada pelo seu comentário!
Não sei se entendi bem a sua dúvida, mas se você deseja utilizar o mesmo número de celular para utilizar o WhatsApp Business em aparelhos diferentes infelizmente não é possível. Ambos os aplicativos (WhatsApp normal e o WhatsApp Business) só permitem um número por aplicativo. Ou seja, é possível ter os dois aplicativos diferentes em um mesmo aparelho, mas com números de celular diferentes também!

Alexandre Giannini

Oi! Achei superficial a matéria. Como eu crio as tags, por exemplo? Quais modelos de respostas prontas devemos ter no app?

Mirele Kollarz

Boa tarde Alexandre! Tudo bem?
Obrigada pelo seu comentário!
Realmente não abordamos muitos detalhes sobre as diferentes funcionalidades do WhatsApp Business, foi um enfoque mais em como ele pode ajudar as empresas no geral. Mas agradeço sua sugestão e dependendo podemos fazer um outro post com as funcionalidades, não é?
Respondendo suas perguntas:
1) Como criar as tags: basta você acessar o Menu e ir em “Etiquetas”. Existem algumas tags(etiquetas) pré-configuradas, como “Novo pedido”, “Pedido finalizado”, mas você pode modificar e criar tags que sejam mais interessantes para o seu negócio. Você pode criar tags como “Clientes antigos”, “Leads” e “Indicações”, por exemplo.
2) Na verdade não tem um “certo” e “errado” para as respostas prontas. Você pode observar respostas que você utiliza muito, com vários clientes, e deixar ela salva para não precisar digitar sempre a mesma mensagem. Um exemplo: se a maioria dos leads que você adquire aqui no MercadoLead perguntam se sua corretora possui um site e de onde você conseguiu o contato dele, você pode salvar: “Olá! Agradeço muito pelo seu contato! Minha corretora está há 20 anos no mercado, e você pode acessar o site dela aqui: http://www.suacorretora.com.br. Eu tive acesso aos seus dados através do Portal dos Seguros! Qual o melhor horário que eu posso te ligar para conversarmos um pouco mais sobre o que você está procurando?”

Um abraço, Alexandre!

Ken

Como vender pela WhatsApp

Mirele Kollarz

Olá Ken!
Obrigada pelo seu comentário. Nós temos um outro post aqui no nosso blog que fala especificamente sobre dicas para vender pelo WhatsApp.
Você pode acessá-lo aqui: http://104.197.42.64/vendendo-seguros-com-whatsapp-guia-rapido/
Um abraço!

Cristiano Andrade

Acho que o WhatsApp é a melhor ferramenta para pequenos e médios negócios como uma Corretora de Seguros, eu particularmente mantenho contato com 90% da minha carteira por ele.
Com a chega do WhatsApp Business acho que esse relacionamento ficará ainda mais seleto e profissional… Parabéns pelo post!

Mirele Kollarz

Olá Cristiano!
Excelente! Precisamos nos adaptar às novas tecnologia, não é mesmo?
Que ótimo que o WhatsApp já é uma ferramenta que você utiliza bastante, e com certeza o WhatsApp Business vem para ajudar ainda mais.
Agradecemos sua participação e os elogios!
Um abraço!

Ademir Ferreira

Gostei da ideia

MARCIO

Tenho interesse

Mirele Kollarz

Boa tarde, Marcio!
Legal que você tem interesse. Vou te passar algumas informações, mas se tiver mais alguma dúvida é só falar.
Um lead é uma indicação de um potencial cliente. Nós qualificamos essas indicações para que sejam indicações de pessoas que confirmaram seu interesse em contratar um seguro e que possuem informações de contato verdadeiras.
Aqui no MercadoLead, você pode visualizar os leads através de um cadastro gratuito (Faça o seu agora mesmo clicando aqui: https://meu.mercadolead.com). Quando desejar, pode adquirir quais leads e quantos quiser, através de uma adição de créditos na plataforma.


Deixar um comentário