class="post-template-default single single-post postid-286 single-format-standard has-sticky-header">

Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

O Primeiro Contato com um Lead

Sempre que tiver que escolher uma ferramenta para se apresentar para o lead, opte pelo telefone.


Após selecionar o lead desejado e adquirir as informações de contato dele, você deve se perguntar: O que eu faço agora? Não perca tempo e telefone imediatamente. Se apresente para o lead, diga como conseguiu o contato dele e inicie um contato com ele.

Há um imediatismo no telefone que o torna a forma de contato mais efetiva de todas, pois os clientes têm a tendência de respondê-lo no ato, mesmo que não seja possível demorar na linha. Outra vantagem do telefone é que nele você conhece a voz da pessoa com quem está negociando, o que transmite mais confiança.

A primeira ligação

Você conseguiu o telefone do lead, discou, ele atendeu. O que falar? Uma opção, é dizer, com simpatia na voz:

“Olá Bruno, quem fala é Bárbara da Corretora ML, recebi seu pedido de cotação com o Portal dos Seguros. Você está procurando um seguro para seu Uno. Confere?”

Com esta apresentação você se apresenta, explica como conseguiu o número dele, mostra que o “conhece” e já deixa claro o que quer: atender uma necessidade manifestada por ele.

Se o lead não puder falar no momento, retorne na hora combinada por ele. Não abra mão de iniciar o contato entre vocês por este canal.

O lead não atende

Você ligou para o prospect e ele não atendeu. Provavelmente, ele estava ocupado e não podia responder naquele exato momento, por isso ligue novamente 15 minutos depois.

Se ele não responde a esta segunda ligação feita em um curto espaço de tempo, envie uma mensagem pelo WhatsApp. Lembre-se sempre de se apresentar e dizer como obteve o telefone dele. Diga que tentou telefonar, mas não teve resposta, e pergunte quando pode ligar novamente.

Ao contrário da ligação telefônica, que o lead irá ouvir sua voz e poder criar uma empatia mais instantânea, por mensagem não será da mesma forma. Por isso tente ser simpático: “Boa tarde Bruno. É a Bárbara, da Corretora ML, e recebi seu pedido de cotação com o Portal dos Seguros. Te liguei para falar da cotação do seguro do seu Uno, mas não consegui contato. Qual melhor horário para te retornar? Abraço”

Se o lead te informar um horário, ligue naquele horário. Para não atrapalhar sua rotina, aconselhamos que você determine quatro períodos diferentes ao longo do dia para fazer esse contato com leads.

Por que o telefone?

De todos os canais de comunicação que você possui do lead, o telefone é o que se mostra o mais efetivo entre nossos clientes que apresentam boa taxa de conversão. Como foi dito, ele possui um imediatismo que faz com que as pessoas o respondam rápido, e nele você cria um contato mais humano com o interlocutor, ouvindo a voz dele.

O WhatsApp e o e-mail são ferramentas auxiliares de comunicação e não devem ser priorizadas neste momento. Além disso, são canais onde o lead pode “perder você de vista”.

No WhatsApp, o volume de mensagens na caixa de entrada normalmente é alto, e, provavelmente, seu contato não estará salvo na agenda do lead. Consequentemente, sua mensagem pode não ser visualizada imediatamente, e atrasar o contato.

Já o e-mail, além da quantidade de novas mensagens, pode ser que o lead o abra poucas vezes na semana, e o que foi enviado por você pode ser ignorado por um longo prazo.

Entretanto, para envio de cotações, troca de informações, esses canais são mais úteis, não os descarte por completo da negociação com leads. Tenha em mente que falar com o lead é seu objetivo, e o telefone é o que te dará mais segurança.

 


Com este artigo, esperamos estar contribuindo para que você trabalhe melhor com leads e aumente suas vendas. Fique à vontade para deixar seus comentários ou entrar em contato conosco, caso tenha qualquer dúvida.

Comentários

Deixar um comentário